domingo, dezembro 30, 2007

As moscam mudam

Mais um ano se aproxima do fim. Uma nova era de decadência nos espera embrulhada em palavras lindas de liberdade, justiça e igualdade. País de pacóvios, embalados por um senhor de botas que sonhava com uma vida rural tranquila e corporativista, apoiada por uma polícia secreta e por um exército acomodado, sem guerras, com uma camada de intelectuais educados em Paris e com sonhos de Maio de 68,com alguma irreverência estudantil reprimida com mão de ferro, viu-se envolvido em guerras de libertação de terras que possuía mas explorava fracamente (tirando o proveito de alguns favoritos do regime). Guerras de libertação de povos oprimidos lhe chamavam enquanto olhavam (os espertos) para as suas riquezas naturais (leia-se petróleo, diamantes, mámores,etc). Cansados de guerrear, os guerreiros do quadro de oficiais resolveram, finalmente derrubar a "ditadura". Foi um festa. Tudo era irmandade e camaradas. E lá vieram os famigerados partidos. Uns para aqui, outros para acolá, deitaram as ideologias para as hortas e toca de aproveitar tudo o que eram benesses do aparelho de Estado. Muita guerra verbal, muita palhaçada mas no final, corrupção a rodos, pedofilia, misturas com as máfias do futebol para arranjarem votos, gastos públicos exagerados e fortunas repentinas. Um beleza. Basta gritar o povo é quem mais ordena, de quatro em quatro anos, que se pode cansar com a dureza do governar. Tratar da saúde? Se tiveres dinheiro. Se não tens, esperas anos e podes muito bem morrer democraticamente. Dentes novos, nem vê-los. Bocas sem dentes são mais interessantes nos telejornais. Educação? Uma farsa constante para encher estatísticas. Fundos para investimento? Aldrabices pegadas e gastos sumptuários. Mas melhoramos muito em telenovelas, comentadores desportivos e políticos a fingir de comentadores que segundo classificava o "Público" de há dias são autênticos vómitos governamentais.
O crédito encheu o povo de dívidas comprando toda e qualquer merda que a publicidade impinge. Finalmente, apoiados na comunicação que controlam com os amigos, atrevem-se a começar a silenciar tudo e todos, a sugar o sangue dos contribuintes como nunca se tinha visto e a publicar decretos a que só falta instalar uma câmara em cada casa de banho particular. O maldito polícia que mora dentro de cada um deles começa a dar sinais de existência.
Podes falar? Claro que podes mas tem cuidado que os bufos estão por todo o lado a soldo dos célebres partidos. E vão inaugurar um site para denúncias!
Um novo Salazar senta-se na cadeira, mais modernaço mas os efeitos são os mesmos.
Um cheiro a podre alastra-se e começa a enjoar. Até quando? Mais uns cinquenta anos pelo menos...

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Pobre terra que teus filhos nao conheces

Saramago foi homenageado em Espanha. Pensem o que quiserem do homem, não deixa de ser prémio Nobel, escrevendo em Português. Inauguraram uma exposição em Lanzarote, terra onde se exilou, depois de muitos pontapés na cultura, dados por políticos mentecaptos. Tudo em nome de uma tradição de "valores" que, infelizmente, alberga muitos pedófilos. A exposição vai a Nova Iorque mas ainda não há a certeza se vem a Portugal. Morrremos de vergonha com dirigentes desta laia que se pavoneiam e lambem botas por tudo quanto é mundo, se internacionalizam mas deitam para trás das costas o que pode enobrecer o país que, também, infelizmente os viu nascer. Já Jorge de Sena se naturalizou brasileiro. E explicou porquê...
Aqui toca de tornar a vida miserável, curta de horizontes, de cortar verbas para a Cultura, para a Educação e para a Saúde. Sim, porque os amigos sempre podem recorrer às grandes clínicas privadas.
A ignorância que diziam manter o povo debaixo da ditadura foi ampliada. Com mais telemóveis, é certo, mas com menos vivência e esperança no futuro. Será que estes também vão durar cinquenta anos? Valha-nos Deus...

Que grande novidade!

JN

Sorriso dos políticos gera desconfiança

As pessoas desconfiam do sorriso dos políticos, sendo essa desconfiança maior quanto mais eles sorriem, conclui um inédito estudo científico realizado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

As conclusões desta investigação referem que "oito em cada dez pessoas consideram que os sorrisos exibidos pelos políticos são quase todos falsos".


Um perfeito teatro...

domingo, dezembro 02, 2007

A escola dos nossos políticos

A suprema leveza de uma ditadura soft

Lentamente, o verão deixou-se ficar. Mais tarde o frio veio pela noite. O Salvador Socratianus ficou na sua. Ele tinha que sacar a "massa" dos bolsos dos remediados e metê-la no bolso dos ricaços. Ele era e é o Iluminado que nos suga o sangue. Mas como vamos metendo uns litritos de gasolina nas chocolateiras e vendo, masoquisticamente, o Benfica perder, o Porto ganhar e o Sporting sonhar, lá vamos arrastando a triste existência no passeio pelo fim da Europa. Dentes só para ricos que os pobres bem podem rir sem eles. Aliás, terão necessidade de rir? Operações fora do prazo de validade acrescentam mais valias aos cemitérios. Empregos? Emigra para Espanha paraa construção civil. Já nos esquecíamos dos concursos para estrelas cadentes que enchem os monitores dos televisores de plasma. Ou de pasmados? A Galp descobriu a bananeira no Brasil mas os benefícios devem ficar para os pobres administradores.
Para nos aproximarmos da "civilização" lá vão aparecendo uns assassinatos de seguranças noturnos. Um Guarda assalta bancos! A classe média recorre ao Banco Alimentar! Progresso... A Oposição vai na cola das sobras...
Nunca uma ditadura "soft" teve tanto êxito. Benditas maiorias absolutas.
Já nos esquecíamos de mencionar a alegria de ver o nosso primeiro de chinelinhos brancos na Índia e o Barrosão candidato a Prémio Nobel da Paz podre...