domingo, agosto 29, 2004

Férias na Tribulandia

Alguns dias de férias. Um pouco de sol, cá dentro. Procurarei estar em contacto. Fiquem bem.

sábado, agosto 28, 2004

O último dos argumentos na Tribulandia

Não sei se repararam mas connosco acontece sempre. Em qualquer conversa ou discussão aparece sempre a bendita e concludente frase:" Mas ele tem muito dinheiro". Pode não ter família, ser infeliz, ser enganado pela mulher, ser estúpido como uma pedra, mau como as cobras, ter perdido o pai ou a mãe, levar uma vida sensaborona, estar a dirigir mal a sua empresa, ser um político corrupto, não ter qualquer ideia ou nunca ter lido um livro mas lá vem a frase para arrumar a questão. Pensamos até que a última e hiperbólica utilização será: "Tem uma doença terminal mas tem muito dinheiro". Assim já pode morrer em paz.

Mutações de personagens da Tribulandia

Segundo vou lendo, muitos personagens da política da Tribulandia, mesmo de partidos ditos de esquerda, quando se apresentavam muito radicais nas ideias, vão rodando, lentamente, na prática até se sentarem ao lado dos defensores de ideias contrárias. Chama-se a isto amadurecimento. Ou será pouca-vergonha?

António Silva - 1886/1971

Um grande artista português que não precisava de dizer asneiras e palavrões para fazer rir

sexta-feira, agosto 27, 2004

Jardim-Estaleiro à nossa maneira andante mas pouco

Jardim da Avenida dos Aliados - Porto
Jardim

Sorteios internacionais com representantes da Tribulandia

Deliro ver sorteios internacionais de futebol. No final , os representantes dos clubes fazem sempre declarações de uma profundidade que me deixam estarrecido. Têm sempre a hipótese da 2ª volta em casa, não conhecem o adversário mas vão estudá-lo, o adversário tem que jogar no campo deles, tudo grandes verdades. E fazem uns sorrisos idiotas do tamanho de um campo de futebol. Devem ser escolhidos a dedo.
Existem já na Net uns bonecos que falam. Creio, se não me engano, que por $ 9,99 por mês se podem pôr um em qualquer site. Claro que são muito baratos e não deixam qualquer comissão. Mas mesmo assim seria de tentar.

Francis Obikwelu - Um verdadeiro campeão


Francis Obikwelu. Um homem do Nigéria que se naturalizou português. Ganha uma medalha de prata com todo o brilhantismo. Católico, promete ir a Fátima pedir pelos pobres do mundo. Começo a dar atenção a este homem. Nas suas declarações nota-se uma simplicidade e uma modéstia pouco vulgar, até em atletas menos capazes. Interrogo-me se isto não será de verdadeiro português e de verdadeiro campeão? Francis, com as tuas atitudes, fazes mais por este país do que muito palerma presunçoso que por aí se pavoneia.

Reportagem Olímpica da Tribulandia

Calções, pernas, sapatilhas e peúgas olímpicas
pernas

Os eternos diagnósticos da Tribulandia

Público
Mais Dinheiro para a Educação?

"O excelente artigo de Fátima Bonifácio, publicado no PÚBLICO do dia 15 de Agosto passado, e os comentários que gerou são um sinal de esperança de que a grave "doença" de que padece o nosso sistema de ensino comece finalmente a ser encarada sem preconceitos e com realismo. É que curar uma doença exige, em primeiro lugar, um diagnóstico correcto dos sintomas; e só a partir de um diagnóstico correcto é possível determinar a terapêutica que pode levar à cura."

Devemos ter o record dos diagnósticos no mundo inteiro. Muito gostamos de comissões, de inquéritos, de relatórios e de estudos. Pelo menos, a Portucel aproveita. Ainda gostaria de saber o número de páginas ou de toneladas de papel que não serviram para nada. As terapêuticas são boas, os remédios e os médicos é que estão de férias.

Escolhas na Tribulandia

Se pudéssemos escolher na Tribulandia entre um candidato poeta e defensor de causas, um representante do sistema degradante instituído e um candidato com ideais mas que contemporizou com o sistema, escolheríamos certamente o homem de causas porque o que a Tribulandia precisa é de homens de carácter.

Outros eram os sonhos

Sonhos

Noites da Tribulandia

Na rádio alguém canta "I´m walking away". A rua com alguns carros, um casal caminhando. Alguns garotos miram demoradamente a senhora, com alguma desfaçatez. A rapariga alta e com extensões caminha firma a caminho da buate. A música continua e é bonita. Passa uma motorizada com dois jovens, escape aberto. Mais adiante, outros dois parecendo sair de um filme tipo "Streets de Nova Iorque", vão da calças curtas e largas, e, por causa da lua, de boné. O filme da RTP com Al Pacino (grande actor) parece chamar-se "Conhecimentos". Trata do ambiente corrompido de uma cidade dos USA. Causas e interesses misturados, com muita droga pelo meio. Al Pacino não consegue fugir. I am not walking away too.

quinta-feira, agosto 26, 2004

Neo-situacionismo na Tribulandia

DN
Entrevista com Manuel Alegre:«Vou lutar pela maioria absoluta»

"Estão várias coisas em perigo. O País como actor global, com a sua língua, a sua história e a sua cultura. A democracia, que tem vindo a degradar-se ao nível da saúde, da segurança social e do trabalho. No PS, há riscos de neo-situacionismo. Estamos a caminho de um sistema em que há um partido no Governo e depois outro que faz o papel de oposição. Não quero um neo-situacionismo nem um neo-rotativismo entre dois partidos não muito diferentes que se sucedem no poder com políticas muito parecidas. O PS deve ser uma alternativa de esquerda."

Estamos de acordo com a degradação e com a existência de um neo-situacionismo. Já as maiorias absolutas cheiram-nos sempre como metodologia para não dar contas a ninguém.

O charme mediático paga na Tribulandia

JN

Operação de charme lembra estilo de Guterres
Bruno castanheira
Candidato distribuiu cumprimentos por todos os apoiantes

"Se dúvidas houvesse sobre o impacto que José Sócrates tem nos apoiantes, o que se passou ontem na apresentação da sua moção bastaria para as fazer cair por terra. Mal terminou a alocução, o candidato desfilou pelo corredor entre as cadeiras e cumprimentou, fila a fila, o maior número de militantes, deleitados com o agradecimento por terem comparecido. Como Guterres fazia."

A caminho da teoria da Terceira Via Tonecas? Muito charme e pouca parra. Endividamento e rebaldaria quanta baste. Sinais à esquerda e apoios à direita. Mais uma salada.

A lógica económica e social marginaliza a cultura

Barcelona 2004

Raymond Weber (Lux-Development S.A.): «Europa necesita una política cultural basada en sus valores»

El director de la Agencia Gubernamental de Luxemburgo para la Cooperación al Desarrollo ha afirmado que Europa está marcada por una lógica económica y social que considera la cultura como marginal.

E a Tribulandia não podia ser excepção. Mais marginal não poderia ser do que neste cantinho...

Mais falências na Tribulandia

Diário de Notícias
Gasóleo atira 200 transportadoras para a falência
CÁTIA ALMEIDA

"Mais de 200 empresas de transportes de mercadorias faliram desde Janeiro e os prejuízos no sector ultrapassam já os 287 milhões de euros. Estas são as consequências directas do aumento do preço dos combustíveis, que estão a deixar os transportadores rodoviários de mercadorias «à beira do colapso»."

Agora queixam-se de desregulamentação e do aumento do gasóleo! Porque não se adaptaram ao mercado e cresceram demasiado praticando preços marginais? De qualquer modo mais desemprego e mais encargos para o Estado.

Atribuição de competências na Tribulandia

Diário Digital
FC Porto-Valência emitido em canal aberto

"A partida da final Supertaça Europeia entre o FC Porto e o Valência (19:45 horas) vai ser emitida em canal aberto, informa esta quarta-feira um comunicado do gabinete do ministro de Estado e da Presidência."

Primeiro, é caso para perguntar o que estão lá a fazer os administradores e directores de programação? Segundo, será matéria grave de Estado para exigir a intervenção directa de um ministro? Terceiro, onde andam os alhos e os bugalhos na Tribulandia?

quarta-feira, agosto 25, 2004

Não comecem a assustar a malta com o preço do petróleo

De acordo com o que leio no Le Monde, o preço do petróleo que oscila à volta dos 50 dólares não deve ameaçar seriamente a economia mundial, segundo palavras de Rodrigo Rato, director-geral do Fundo Monetário Internacional. O FMI espera um crescimento mundial de 4,6%, valor elavado. Mesmo outros economistas mais pessimistas, fazem notar que as duas economias mais vulneráveis a esta alta são Os USA e a China mas seria necessário que o preço do petróleo andasse ao nível dos 60 ou 70 dólares por barril para que se pudesse acreditar numa baixa do nível de crescimento da economia. Parece assim que o costumado alarmismo e desculpa dos nossos "inteligentes" para os males da nossa crise, a qual tem menos causa no preço do petróleo do que na má direcção económica do país, não encontra muita base, nesta situação.

Cavalheiro de indústria da Comunicação

cassete

Uma televisão global na Tribulandia



Jesús Martín Barbero, profesor de comunicación en Colombia: «Tenemos una televisión bastarda que no se corresponde con la diversidad cultural de nuestras sociedades»

Las «141 preguntas» del Fórum (106): «¿La tele es la verdadera cultura global?». Jesús Martín Barbero, especialista en Comunicación, ha precisado que la cultura global no existe: «Lo que hay es un proceso que mundializa imaginarios y la televisión es el medio con mayor capacidad para originarlos». En su opinión, la televisión está «secuestrada» por intereses ajenos a la mayoría. Ha calificado de «engaño social» a los estudios de audiencia «porque tener la tele encendida es algo muy distinto a prestar atención a lo que se ve», y ha vaticinado un futuro halagüeño a las televisiones locales si saben conectar con la sociedad que las rodea: «Son la única alternativa a esta cosa opaca de concentración de medios privados, incapaces de ir más allá del negocio».

Em todo o lado como cá. Ao menos não nos diferenciamos da cultura que nos pretendem impingir. Valha isso para a tranquilidade dos imbecis.

Elmer Bernstein 1922-2004


Morreu hoje, Elmer Bernstein, famoso compositor de filmes, com a idade de 82 anos.Foi nomeado para a Academia 14 vezes. Entre os filmes musicados: "Os Sete Magníficos"e "Os Dez Mandamentos".

A Ética na Tribulandia

Publico
Ética Precisa-se
Por EDUARDO PRADO COELHOO FIO DO HORIZONTE

(...)
"Como se diz no "Expresso", "o sistema de educação e formação português de jornalismo não está preparado para lidar com a nova realidade dos 'media', extremamente marcada pela competição". É por isso que nem dez cadeiras de ética dos meios de comunicação resolveria o problema."

E será que o resto da sociedade liga alguima coisa à ética? Ou não será que certo jornalismo se inscreve e inspira no ambiente geral? Já viram algum destaque nos media por comportamentos éticos?

terça-feira, agosto 24, 2004

Mais vale tarde do que nunca

a aba da causa

"Contrastando com outros partidos socialistas, que dedicam às questões doutrinárias uma grande atenção, dotando-se de fundações, "think tanks" ou centros de estudos e mantêm uma considerável produção editorial dedicada às questões teóricas e doutrinárias, no caso do PS português quase nada se passa nesta área. As suas fundações não passaram em geral de meios de financiamento exterior ou de ocupação de lugares de influência intrapartidária. Os gabinetes de estudos não deixam habitualmente traço visível do seu labor. A interessante experiência da revista "Finisterra" (dirigida por Eduardo Lourenço) ocupa um lugar marginal na vida do partido, sendo a sua influência seguramente escassa (se alguma)."

Grande verdade. Só que foram apoiados pela franja pensante dos partidos que se dedicaram a tirar partido da ocupação de lugares ou, simplesmente, condescenderam com a situação.

Princípios modernos da Tribulandia

estudar

A imprevidência da Tribulandia

Ainda não caíu mais nenhuma baliza hoje? Graças a Deus.

O outro lado da vida

Sudan

O descanso do guerreiro

Diário Digital
A Cartilha
Crónica dos bons malandros
Clara Ferreira Alves

"O senhor Tony Blair, tal como antes deles o senhor Felipe González, acostumou-se ao «high life» e dali não sai, dali ninguém o tira. Apareceu, com a inimitável Cherie, ao lado do primeiro-ministro italiano Berlusconi, com a fachada de uma bela casa na Sardenha por trás. Os Blair foram até à Sardenha e à fortaleza de Berlusconi (numa zona protegida onde o comum dos mortais não poderia construir), e aí aboletaram durante a estação quente."

Nada como uma terceira via. O bem bom para nós e o diabo para o povo. Isto para salvar a democracia participativa e evitar os igualitarismos... Safa, antes um conservador honesto...

Porque o serviço público não utiliza os seus direitos?

JN
SERVIÇO PÚBLICO
Supertaça Europeia só em canal fechado


"Apenas os assinantes da Sport TV poderão ver na sexta-feira o jogo da Supertaça Europeia, que opõe os vencedores da Liga dos Campeões - F. C. Porto - e da Taça UEFA - Valência. O canal está a anunciar o exclusivo da prova, o que viola a Lei e o despacho do ministro Morais Sarmento sobre acontecimentos de generalizado interesse público que têm, por isso, de ter transmissão em sinal aberto. Legalmente, a Sport TV pode transmitir o jogo, mas não o pode fazer em exclusivo, porque, segundo o despacho governamental de Outubro de 2003 e referente aos eventos de 2004, a partida tem de ser difundida também em canal aberto."

Esta é a tendência geral. Nada que admirar. Pagas impostos que sustentam a estação mas ela prefere que pagues a outros. Até para não interferir com os lucros da Sport. Biba o livre mercado (livre?)...

O pântano da Tribulandia

Público
A Política
Por LUÍS FILIPE MADEIRA

(...)
"A falta, ou tibieza, nas convicções é a mãe de todos os pântanos. Como tristemente ficou demonstrado nos casos de Felgueiras e do orçamento limiano."

E que grande o pântano em que vive a Tribulandia e onde muitos de dão como peixes na água. Tudo em nome do pragmatismo e do realismo para não falar do "põe aqui o meu".

Precisa-se um milagre na Tribulandia

Uns queriam nacionalizar até as tabacarias, na ânsia absurda da colectivização forçada. Outros querem agora privatizar atá aos sanitários públicos e jardins, no desejo de porem os outros de tanga. Só nos resta rezar para que Deus faça um milagre de lhes meter bom senso na cabeça e expulsar os espíritos malignos.

A famosa inflacção da Tribulandia

Supermercado mais ou menos cheio. Final de tarde. Promoções a monte mas duma maneira geral tudo mais caro. Produtos que ultrapassaram, largamente, as inflacções anunciadas. Pomos um maior cuidado e atenção nos preços. sentimos o nosso nível de vida a baixar, dia a dia, lentamente. Começamos até a pensar deixar de comprar sacos próprios para o lixo que custam uma fortuna. Já se deram conta disso? Vinhos razoáveis a 5 euros. Chegamos à caixa e mais uma vez notamos que por mais dinheiro trazemos menos produtos. Cada vez vemos mais cestos e menos carrinho cheios. A única compra vantajosa é o parque que, neste caso, é gratuito, graças ao marketing de atracção. Entramos, horas depois, num parque pago. Já tinha aumentado 10 centavos por hora e em todos os escalões de permanência. Se formos jantar fora e ao teatro por exemplo, altura em que se justifica levar o carro, chegamos a pagar mais de cinco euros! Seremos os únicos a sentir que isto vai mal?

segunda-feira, agosto 23, 2004

Mais uma medalha para a Tribulandia

Público
Em relação aos países que mais beneficiaram dos fundos estruturais
Eurostat: poder de compra português foi o que menos progrediu

O poder de compra dos portugueses foi o que menos progrediu desde 1995 entre os quatro Estados-membros que nos últimos dez anos mais beneficiaram dos fundos estruturais da União Europeia, segundo um estudo do Eurostat divulgado hoje.
O relatório do organismo responsável pelas estatísticas comunitárias indica que o poder de compra dos portugueses passou de 73 por cento da média europeia em 1995 para 75 por cento em 2003.
Em Espanha, o poder de compra passou, no mesmo período, de 87 para 95 por cento e na Grécia, outro país com um grau de desenvolvimento económico idêntico ao português, subiu de 72 para 80 por cento da média europeia.

Agradeça-se ao grande dinamismo dos nosso dirigentes. Mas temos mais estádios, mais carros topo de gama e mais telemóveis. Claro que à custa do endividamento do país e não do seu progresso económico e social. Depois queixem-se. Continuem a ler os jornais desportivos.

O facilitismo na Tribulandia

"Há em Portugal uma cultura do facilitismo"
Engenheiros Bastonário contra excesso de cursos de Engenharia (310) nas universidades portuguesas

Os alunos mais esforçados são prejudicados, diz Fernando Santo
Nada mais nada menos: há hoje em Portugal 310 cursos de Engenharia. "É um excesso que não se justifica", diz Fernando Santo, bastonário da Ordem dos Engenheiros, que também critica uma alegada "cultura do facilistismo" no acesso às escolas.

Só? Desde que o Ensino Superior se tornou mais um negócio, não admira nada. Quanto ao facilitismo ele é geral e impulsionado pelos poderes vigentes.

Violência contra as mulheres

Le Monde Diplomatique
Violences mâles

Par Ignacio Ramonet

Cela se passe en Europe. La violence exercée contre les femmes par un partenaire de sexe masculin y atteint des dimensions hallucinantes. Au sein du foyer, les brutalités sont devenues, pour les Européennes de 16 à 44 ans, la première cause d’invalidité et de mortalité avant même les accidents de la route ou le cancer...
Selon les pays, entre le quart et la moitié des femmes sont victimes de sévices. Au Portugal, par exemple, 52,8 % des femmes déclarent avoir été l’objet de violences de la part de leur mari ou de leur concubin

Ora aí está um record "olímpico" de que não nos podemos orgulhar. A ver se começamos pelas escolas a ensinar a respeitar o sexo feminino. Faz-se algo nesse sentido? Ou só se respeita a mãezinha?

JN
Conselho de Ministros vai regressar ao Porto

"O Conselho de Ministros volta a reunir-se, no próximo dia 2, no Porto. É a segunda vez que tal acontece desde que o actual Governo iniciou uma política de deslocalização das reuniões do Executivo."

O melhor dia para comer tripas é ao sábado e não à sexta-feira...

Tolerância no Mundo

Porque está um nativo americano nesta pintura? Quer saber?

Frase do dia da Tribulandia

Não se podem alimentar esfomeados com estatísticas

David Lloyd George

Confusões da Tribulandia

Sempre que leio alguns artigos sobre o Estado parece-me tratar-se de uma entidade estranha e cheia de defeitos. Fico perplexo porque aprendi que o Estado é uma nação politicamente organizada.Como em princípio o povo faz parte da nação logo faz parte do Estado. Outra coisa me parece a administração pública, seus orgãos e quem dela faz parte. Reduzir a administração para maior eficiência tudo bem mas reduzir o Estado? Não entendo. Se calhar também não é para entender. A confusão aproveita a muitos.

Os fantasmas querem voltar a por a mão na massa

Público
Por Um Congresso Sem Fantasmas
Por ALBERTO ARONS DE CARVALHO

"Os congressos partidários, nomeadamente os do PS, que desde há muito criam condições para um alargado debate sem qualquer paralelo no panorama partidário português, podem constituir excelentes ocasiões para afinar as suas propostas políticas e para minorar os temidos efeitos da crise do modelo tradicional dos partidos, que vem envelhecendo a sua base militante e afastando muitos cidadãos da actividade política."

E quem construiu esse famigerado modelo? O problema não deve estar no envelhecimento das bases mas na ausência de actuações benéficas para o país, em geral, quando governam. Falam muito na oposição mas quando chegam ao poleiro são iguais aos anteriores com algumas mudanças de caras e de afilhados. E quem afastou os cidadãos da política? Os mesmos que puseram os ideais nas gavetas e os trocaram por notas pretas (basta ler os jornais).

Estranhos pontos de contacto

Os antigos regimes comunistas, derrubados, e oa actuais regimes neo-liberiais, pesem embora as diferenças ideológicas e métodos utilizados para governar, têm um ponto em comum: extrair o máximo do cidadão comum para engordar alguns e fazê-lo acreditar que está no paraíso. Tudo em nome de altos desígnios.

Estranhas formas de encarar a vida na Tribulandia

Noite de domingo. Um pouco de descanso no sofá. Revejo na SIC um filme chamado "Inteligência Artificial". Leve, próprio para deixar o olhar absorver a história. Um cientista constrói um robot-criança capaz de amar. A determinada altura, após cenas várias, a mulher que o acolheu ele considerava mãe,é obrigada a abandoná-lo. O robot-menino passa o resto do filme procurando ser um menino real para a "mãe" gostar dele. Nada de transcendente nem próprio para crónicas de entendidos em cinema.No final, dou por mim a interrogar-me porque razão os humanos reais que são dotados de sentimentos e da capacidade de amar, desprezam essas qualidades e vão atrás do aniquilamento dos outros? Será que seremos felizes no egoísmo e à custa de tanta patifaria? Dizem-me amigos meus que não têm consciência disso. Às vezes, sinto-me inclinado a acreditar nisso. Depois um novo dia, um pouco de sol ou um sorriso trazem-me de novo à vida.

domingo, agosto 22, 2004

Candidatos Ken (Barbie) na Tribulandia


Depois de acalorada discussão na nossa redacção, chegamos à conclusão que não queremos candidatos à presidência da Tribulandia tipo enlatado, pronto a comer depois de aquecido e a saber a molhos estranjeirados. Queremos um candidato de cêpa lusitana, com toda a frescura da dieta mediterrânica e que goste do bacalhau com todos, não renegue a sua história e se sinta ao longe que não vem encomendado por qualquer revista das Luxes e das Bimbas. De preferência, com sangue nas veias e não com líquidos depurados nalgum laboratório de paus mandados.

Um poeta a candidato à Presidência? Porque não?

No Bloguitica,leio que o Capoulas acusa Manuel Alegre de estar a usar a candidatura a secretário-geral do PS para se lanççar na corrida à Presidência. Da nossa parte, não vemos nenhum inconveniente. Pelo menos teremos um candidato de respeito e longe das panelinhas e dos tachos, disfarçados de rosinhas. O que não nos agrada são tecnocratas disfarçados de homens de Estado.

Pensamento para um domingo na Tribulandia

Por amabilidade de Gizely

Protecção do desportivismo

Segundo A CNN, O Comité Olímpico Internacional proíbiu os atletas, treinadores e pessoal de apoio de escrever sobre as suas experências, na WEB ou impresso, durante a duração dos jogos. Também não estão autorizados a colocar fotografias ou vídeos que tenham feito, incluindo deles próprios, mesmo depois dos jogos terem terminado. Podem ser desclassificados e terem que indemnizar por prejuízos monetários. Tudo isto, parece para proteger os seus lucrativos contractos com os meios de comunicação. E esta ,hem?

A História repete-se?

EuroNews
Estónia descobre monumento controverso

Monumentos aos heróis da segunda guerra mundial há muitos. Monumentos aos que combateram do lado das fileiras nazis é o que surpreende. Na Estónia, a pequena localidade de Lihula foi notícia pelo que muitos consideram uma ousadia.
Foram homenageados os soldados que combateram ao lado dos nazis. O edil local afirmou, perante mais de duas mil pessoas, que "se não foi uma vergonha para os soldados estonianos usarem o uniforme nazi, não é uma vergonha erguer-lhes um monumento". A placa comemorativa diz: "Aos estonianos que lutaram contra o bolchevismo e pela independência da Estónia entre 1940 e 1941".

Sem comentários...

A confusão olímpica da Tribulandia

Jogos Olímpicos Atenas 2004
Obikwelu nas meias finais dos 100m com recorde nacional

"O português Francis Obikwelu bateu hoje o recorde nacional dos 100 metros masculinos, com 9,93 segundos, marca que lhe permitiu qualificar-se para as meias-finais dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004."
(...)
"No entanto, o atleta português, de origem nigeriana, tinha como recorde pessoal a marca de 9,97 segundos, obtida ainda com as cores da Nigéria."

E eu que julgava que ele pertencia aos Almeida Obikwelu. Se ele ganha a medalha de ouro ainda vai ser condecorado e choramos todos. A descendência lusitana está cada vez mais pelas ruas da amargura e já importamos ncionais da Nigéria. E terei que por a bandeita da Nigéria ao lado da nacional?

Cidadão da Tribulandia à espera de novas tacadas...

O espaço público reduzido a um ecran de sonho televisivo

Le Monde Diplomatique
Fausses valeurs de l’idéal sportif
Les héros mythifiés de l’olympisme

<(...)
"Cette pandémie sportive – l’extension de sa sphère d’influence au sein de la vie quotidienne – est, de fait, repérable dans la mondialisation du sport en tant qu’univers impitoyable de « gagnants », à l’occasion cogneurs. L’espace public, réduit à un écran de rêve télévisé, est saturé de sport, à un tel niveau d’engagement que la politique, par exemple, est considérée elle aussi comme un sport. Le typhus sportif (origine du mot tifosi) a contaminé les consciences à une vitesse inouïe, faisant de chaque individu un supporteur en puissance. Au point que le sport s’exerce dorénavant sur le même registre que les besoins – boire, manger ou dormir – et qu’il est devenu l’espace-temps quasi exclusif de ces foules solitaires hébétées par la passion de l’inessentiel : un tir au but, un sprint ou un service-volée. Le sport constitue la vie quotidienne, et, pour nombre d’individus, il n’y a plus rien en dehors de lui, sinon le vide abyssal du jargon, télévisé, de l’inauthenticité."

Somos todos tifosi à força. Ver desporto tornou-se necessidade primária e ao mesmo tempo uma solução para a solidão e o isolamento da sociedade actual, falha de valores humanísticos mas também contribui para o seu embrutecimento generalizado. Bibó desporto sentado. Esperemos pelos resultados futuros...

Falta de gasolina para voltar para trás ou a estratégia do avanço irremediável na Tribulandia

Le Monde Diplomatique
LA FEUILLE DE ROUTE DES LIBÉRAUX
Dans l’étau des privatisations
(...)
"Quelle technique a-t-elle permis d’imposer la mise en concurrence, voire la privatisation, d’entreprises publiques, de faire accepter la fermeture définitive de nombre de bureaux de poste et de gares, de remettre en cause la gratuité de la santé et de l’éducation, de transformer la fonction publique en un archipel d’agents concurrents et menacés ? Le tout presque sans « débat ». Pour cela, il a suffi de construire un corridor de « réformes » à l’intérieur duquel une porte se verrouille sitôt qu’on en franchit le seuil, pour conduire à une autre qui s’ouvre à mesure qu’on s’en rapproche. Puis, comme le dit la chanson, assez vite « on n’a plus assez d’essence pour faire la route dans l’autre sens. Alors il faut qu’on avance »."

Em todo o lado a fatalidade de não haver alternativas. Segundo certos liberais alemães imaginar cenários catastróficos podem constituir um bom método para vender reformas dolorosas. Tem sido assim por todo o lado. A fatalidade cumpre o seu papel para permitir a política da terra queimada. É necessário evitar gastos com a saúde por parte das empresas para aumentar os lucros. E tudo isto vai também acontecendo na Tribulandia, muito paulatinamente. Preparem-se.

sexta-feira, agosto 20, 2004

Indecisões estéticas na Tribulandia

Chapeu

O movimento cansa muito na Tribulandia

Expresso Online
Um país paralisado
José António Lima

"O país está paralisado, do ponto de vista político-governativo, já lá vai meio ano. E a paralisia promete prolongar-se, com férias salteadas dos governantes até meados de Setembro e metade dos Ministérios em pousio, à espera de novas leis orgânicas e tolhidos pela embrulhada de alterações de competências e de mudanças de secretarias de Estado. Se já se sentisse alguma retoma da economia, a coisa disfarçava. Assim, com os preços do petróleo a dispararem e a retoma adiada «sine-die», a inacção governativa torna-se o símbolo de um país paralisado"

Parece a Bela Adormecida à espera do Príncipe Encantado. Mas tudo se resolverá com o início do campeonato e com o novo sonho de ganhar o Mundial de Futebol. Voltamos a pôr as bandeirinhas e fica todo mundo contente.

Lisura de vida, princípios, decência e convicção

Diário Digital
Um cheiro a cravos
Clara Ferreira Alves

"Manuel Alegre prepara-se para dar ao PS da rosa cor-de-rosa e de Guterres, encabeçado pelo engenheiro José Sócrates, um cheirinho a cravos vermelhos. Contra os avisos dos amigos da cabeça e do coração que acham que ele não tem cabeça e coração para isto, Manuel Alegre prepara-se para dar alguns trabalhos aos outros candidatos e ensinar-lhes algumas lições. Lições de uma certa lisura de vida, de princípios, de decência e de convicção."

Aplaudimos convictamente. O que o país precisa é desse tipo de lições e não de palavreado mediático. Pode ser que se abra alguma esperança de caminhos mais limpos para a nossa sociedade.

Preocupações da Tribulandia

O grande acontecimento do dia é a relva do Estádio de Coimbra não estar em condições e as equipas da Supertaça jogarem com uma bola Adidas e com uma bola Nike. Prevêm-se fortes implicações no comportamento da Bolsa de Valores, no preço dos combustíveis, no aumento do stress dos tribus, nas estabilidade emocional do presidente e na temperatura ambiente.

A teia de aranha na Tribulandia

Alguém afirmou que a justiça é como uma teia de aranha, não apanha pardais. Sendo assim, e com a quantidade de passarada que existe na Tribulandia apanhará apenas moscas desprevenidas. Estamos nas mãos da bicharada.

A espiral da degradação da Tribulandia

A Capital
O País Pirata

"Com o clima que se instalou, não é só a cassete alegadamente roubada que é pirata, é todo o país que se está a tornar pirata. Este episódio, a somar a todos os outros, só revela que, com uma preciosa ajuda do processo Casa Pia, caminhamos numa espiral imparável em direcção à degradação do regime, pelo que é necessário que alguém com legitimidade democrática aja enquanto é ainda tempo"

Já estava muita coisa podre mas só agora veio à superfície. Mesmo assim, uns não olham, outros não cheiram e a maioria não quer saber. Haverá solução para este país, como perguntava Mário de Carvalho?

Repercutir é uma necessidade

Jn
Mexia favorável a tarifas mais altas nos transportes públicos
combustíveis Petróleo perigosamente perto dos 50 dólares por barril Ministro aceita repercutir factura nos consumidores. Galp volta a subir preço do gasóleo e desce o da gasolina

"O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações mostrou-se, ontem, favorável a um aumento dos preços dos transportes públicos, para fazer face à subida de custos com combustíveis suportados pelas empresas."

Ora aí está uma medida de grande alcance económico. Repercutir sempre nos mesmos: os parolos que os sustentam.

Que mais nos poderia acontecer na Tribulandia?

O casa das cassetes "ilícitas", "roubadas", "destruídas", copiadas e transcritas constitui o expoente máximo da falta de decência da actual sociedade moderna. Tudo acontece e poucos querem falar disso. Olhos que não enxergam, não mentem. Os eternos enganados passeiam, contentes, com a mulher dos outros.

Aspectos da comunicação televisiva da Tribulandia

Sempre que aparecem ministros na televisão, surgem atrás uns senhores que, quando aqueles falam, abanam, criteriosamente, a cabeça em sinal de aprovação. Assim, quando o ministro vir a gravação vai ficar agradado. Ou então, estavam a fazer sinal para as mulheres que iam jantar a casa. Não sei porquê mas sinto, muitas vezes, o mesmo cheiro a mofo do antigamente, embora muitos ministro sejam até bastante jovens para os cargos. Será da repetição das frases ou tenho que limpar o televisor?

quinta-feira, agosto 19, 2004

Mas há dinheiro para festas e foguetes...

DN
Estado não paga análises ao vírus da hepatite C

Os testes que permitem certificar a a existência do vírus de hepatite C no organismo, os PCR (poliomerase chain reaction), não são pagos pelo Serviço Nacional de Saúde. Estes testes, que custam entre cem e 250 euros, dependendo do laboratório onde forem efectuados, só são gratuitos para quem esteja a ser acompanhado num hospital.
O Estado português só comparticipa um dos testes da hepatite C, o anti-HCV, que identifica os anticorpos do vírus. Teste que não é conclusivo: a presença de anticorpos não significa estar infectado.
«É extremamente injusto que uma pessoa tenha que pagar 20 ou 30 contos por uma análise que lhe vai permitir saber se tem ou não uma doença grave e se tem ou não de se tratar». Ricardo Camacho, responsável pelo laboratório de virologia do Hospital Egas Moniz, de Lisboa, considera que está em causa um problema de saúde pública que, de resto, vai muito para além do preço da análise, já que as estimativas apontam para entre 100 e 150 mil infectados no país, a maioria dos quais não faz a mínima ideia do seu estado.

Onde para o direito à saúde? Quem não tiver dinheiro para a análise que espere pacientemente... Afinal quem os mandou adoecer sem dinheiro?

Esperam-se as esfarrapadas justificações

A Bola

DESTAQUE

"José Romão deverá ter os dias contados à frente da Selecção Olímpica portuguesa após o fracasso que se conhece.
A comitiva regressa esta noite a Lisboa, a Federação, através de José Cavaco, já deu a entender que o técnico não pode fugir às responsabilidades e o treinador anuncia o seu discurso (de despedida, acredita-se"

Até que enfim. Quem é que esperava alguma coisa de geito? Só os sonhadores com o paraíso...

Quanto mais decente e honesto, mais perseguido


Salgueiro Maia
Dele se disse: «A aristocracia é acima de tudo a ambição de ser e não a avidez de ter»

Eis o exemplo mais evidente de um regime que baseia grande parte da sua actuação na hipocrisia. Um homem decente e honesto que foi perseguido por muitos mesmo aqueles a quem abriu o caminho das honrarias e proveitos.

O tempo do cérebro disponível e utilizável por outros

Público
O Tempo do Cérebro Disponível
Por EDUARDO PRADO COELHOO FIO DO HORIZONTE

Mas Patrick Le Lay vai mais longe: as emisões visam criar a disponibilidade do cérebro para aquilo que se segue, o anúncio. Anteriormente, procurava-se acima de tudo produzir um bom programa e encontrar formas de o apoiar com publicidade. A publicidade era um suplemento para a qualidade do que se pretendia dar ao espectador. Hoje a publicidade está no centro da programação e a entrevista ou a reportagem são rampas de lançamento para o espectador receber a mensagem comercial. A televisão transforma-se numa indústria de produção de "tempo do cérebro disponível" - é o mundo às avessas. Mas é cada vez mais o mundo em que vivemos.

Tudo certo. Bom artigo. A parte final é que releva também o conformismo existente. É o mundo em que vivemos mas não queremos ser manipulados como marionetas.

Existiu ou não roubo das cassetes?

Público
Correio da Manhã" terá destruído cassetes originais do jornalista Octávio Lopes

As cassetes originais com depoimentos sobre o processo Casa Pia gravadas pelo jornalista do "Correio da Manhã" Octávio Lopes terão sido destruídas pelo próprio jornal. A notícia é avançada hoje na primeira página de "O Comércio do Porto".
(...)
Em declarações à TSF, a procuradora-geral adjunta, Maria José Morgado, já fez saber que a destruição das cassetes originais é "lamentável" e que se trata de um caso de falta de colaboração com as autoridades.

Afinal foram roubadas ou nunca saíram do sítio? Que confusão. Lamentável?

Previsível inundação na Tribulandia

Tendo em atenção as recentes desgraças acontecidas com a selecção de futebol da Tribulandia em Atenas, a assessoria da presidência já encomendou algumas dezenas de galochas para a previsível inundação do salão onde se realizará a recepção aos valorosos jogadores.

Fenómenos da Tribulandia

Continuam a cair balizas na Tribulandia. O extraordinário fenómeno deve ter oriegm em extraterrestres,segundo testemunhas que viram vários ovnis em forma de bola. Espera-se a todo o momento uma declaração da NASAT (Nós assistimos serenos a tudo). O presidente fará um apelo para a utilização de balizas com postes em plástico. Cientistas mundiais virão à Tribulandia estudar o caso e apresentar um relatório no próximo ano.

Lembrar a Constituição

Constituição da República Portuguesa
Artigo 9.º(Tarefas fundamentais do Estado)

d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;

Parece que muita gente não anda a ler a Constituição. Aqui fica esta lembrança que pode ser de alguma utilidade para os nossos estimados líderes...

Não há maneira de entramos no paraíso

Público
Desilusão portuguesa no quinto dia de Jogos Olímpicos

"À euforia da prata, no primeiro dia dos Jogos Olímpicos, segue-se a decepção no futebol, no quinto dia de provas em Atenas. A selecção portuguesa foi eliminada do torneio de futebol, após perder com a Costa Rica (4-2). Nas finais disputadas hoje, os EUA foram quem mais medalhas de ouro conquistou."

E nós que já estavamos preparando-nos para entrar no paraíso e esquecer, onde vivemos, as histórias das cassetes, das pias e das gamelas, dos tachos e dos apitos. Não há direito. Mas vamos na mesma esperá-los ao aeroporto porque somos masoquistas.

Ser chique na Tribulandia

De acordo com o que li algures, este ano, se puder ir de férias vou dizer aos meus amigos e aos meus leitores que estarei em recato público. É ou não é chique?

Onde está o poder real ?

Vimos no Abrupto que pelos vistos é um blog colectivo, alguns blogueiros leitores admirarem-se da falta de conhecimentos sobre a Constituição. Vinha isto a propósito de uma pergunta num concurso televisivo:"Segundo a Constituição a quem pertence o poder político?" e dadas três hipóteses de resposta, "O Presidente da República, o Primeiro Ministro ou o Povo". Teoricamente e de acordo com o aprovado: "1. A soberania, una e indivisível, reside no povo, que a exerce segundo as formas previstas na Constituição."
Mas a Constituição também diz outras coisa que estão muito longe da realidade:
São tarefas fundamentais do Estado:
a) Garantir a independência nacional e criar as condições políticas, económicas, sociais e culturais que a promovam;
b) Garantir os direitos e liberdades fundamentais e o respeito pelos princípios do Estado de direito democrático;
c) Defender a democracia política, assegurar e incentivar a participação democrática dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais;
Ou seja a efectivação de muitos princípios está por concluir e na cabeça de muitos o poder está no Euro.

quarta-feira, agosto 18, 2004

Desporto na Tribulandia

JN
Toñito agredido após treino matinal

"Toñito, do Boavista, foi agredido por dois indivíduos, ontem, de manhã, à saída do treino, no Bessa.
A dura entrada sobre Derlei no dérbi com o F. C. Porto trouxe dissabores a Toñito. À saída do treino matinal, o espanhol foi abordado por dois indivíduos que o provocaram. O episódio desenrolou-se junto de uma caixa multibanco e há testemunhas."

O outro lado do desportivismo na Tribulandia. Mas como anda tudo sem rei nem roque também não admira. Será que haverá consequências? Duvidamos.

Modernos hábitos alimentares


Jn

Um terço das crianças tem problemas de obesidade
Saúde Estudo divulgado no México


Cerca de 35 por cento da população infantil do mundo tem "problemas de obesidade", o que representa um problema de "saúde pública" que deve ser resolvido, alertaram ontem pediatras reunidos num congresso internacional em Cancun. Para um dos organizadores, o mexicano José Nicolas Reyes, o aumento da obesidade infantil é um "problema" que deve ser enfrentado "com mecanismos de alimentação adequada".

"Hoje falamos de doenças como bulimia, anorexia e novas doenças que obrigam as crianças a terem um desenvolvimento pouco são" - afirmou, acrescentando que "o problema da obesidade nas crianças" está nos mecanismos de alimentação que provêm fundamentalmente dos hábitos alimentares e dos cuidados dos pais.

Caminhemos alegremente satisfazendo os desejos dos publicitários das maravilhas alimentares. Morra Roma mas morra farta. Os pais andam muitos entretidos a seguir as modas.

Depois não digam que não avisamos...

JN
Mais desempregados em Julho
Em Julho, o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego aumentou 6,4 por cento.

Em Julho estavam inscritos mais 26716 desempregados nos Centros de Emprego do que em igual período do ano passado, segundo o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O aumento do desemprego, em termos homólogos, foi mais significativo nos homens (7,2 por cento) do que nas mulheres (5,7 por cento). Foi na região Norte que se verificou o maior aumento, com mais 24208 desempregados. Lisboa e Vale do Tejo e Região Autónoma dos Açores são excepções - o número de pessoas sem emprego diminuiu 1,8 e 5,1 por cento, respectivamente.
Segundo o IEFP, os desempregados de longa duração aumentaram 21,4 por cento em comparação com Julho de 2003.

Tudo continua muito tranquilo enquanto o barco se afoga. Protagonismos balofos e programs de entretenimento prosseguem a sua cadência de adormecimento colectivo. Fecham estabelecimentos, o comércio desertifica-se e tudo muito plácido. Que estranha doença atacou este povo?

Escândalos acoplados na Tribulandia

Público
Demita-se o Procurador-geral da República

Por FERNANDO ROSAS
"Critério diferente seguiram o Presidente da República e o Governo da direita para tratar o outro escândalo acoplado a este. É que ficámos a saber também que uma das fontes principais da violação do segredo de justiça, a ser verdade o que se registou nas gravações, era o próprio círculo de colaboradores próximos do procurador-geral da República, isto é, era a cabeça do órgão que tem como missão velar por que se não viole o segredo de justiça!"

Porquê tanta sanha em demitir o procurador-geral da República (pelos vistos não foi ele que violou o segredo de justiça) e tão pouco interesse em quem roubou as cassetes? Gostaríamos de ver isto esclarecido.

Roubos de objectos ilegais são justificados?

Diário Digital
Quem distribuiu as cassetes?
Mário Bettencourt Resendes
(...)
"Há, no entanto, uma faceta do imbróglio que tem sido relegada para segundo plano, apesar da sua importância crucial: quem imaginou, articulou e levou a cabo a “operação cassetes”, distribuindo-as por vários órgãos de Comunicação Social, e quais os objectivos dessa actuação claramente fora dos limites da lei?"

Já me tinha ocorrido a mesma pergunta. Esperemos que algo seja esclarecido sobre isto. Ou o roubo passou a ser permitido, em determinadas condições?

Políticos de causas precisam-se urgentemente

Quando ouço dizer que o Manuel Alegre é um político de causas mas que gostam muito dele como poeta e tribuno, interrogo-me se os políticos de causas não servem para secretários-gerais e se não há um grande défice de políticos de causas?

Muita parra e pouca uva

De vez em quando olho para uma estação de TV brasileira. Noticiário sensacionalista, espalhafatoso, muita imagem de crime e de criminosos. Alguns bastante jovens. Defesa de penas mais pesadas sem análise para além fos factos directos. Exploração primária de desejos de moral e de justiça. Nada sobre como aqueles horríveis criminosos chegaram até ali. Enrevistas a mães de assaltantes e família. Tudo serve para acrescentar o medo com pedidos de maiores penas e castigos. De repente, uma notícia escaldante: saíram 90 biliões de reais do Brasil para o exterior através da sua transformação em dólares. Um ex-governador de estado metido, industriais e vários políticos. O locutor diz que espera que desta vez não fique como sempre: tudo na impunidade. Para já os doleiros (aqueles que trabalham com o dólar) foram presos. O resto ver-se-á. Será que isto só se passa no Brasil? Não será que a impunidade faz parte dos sistemas? Ficamos com algumas dúvidas.

O consumo na Tribulandia

Fim de tarde de chuva. Vou a um shopping tomar um café e fazer uma compra. Cheio como seria de esperar, sobretudo de emigrantes. Francês por todo o lado, menos misturado com o português do que o costume. O sotaque, esse sim, e a maneira de falar é portuguesa. Montra muito frequentada a dos telemóveis, como sempre. Ouço uma menina dizer para a mãe: " Aquele ali é o meu e é mais caro do que o teu." De facto o telemóvel custa uma pipa de euros. Aspecto geral não muito cuidado. O que teria sido sacrificado para a oferta? A sensação geral é que estamos num formigueiro aflito por consumir. Regra geral sem grande conhecimento ou informação sobre o que se consome. Quem se dá ao trabalho de estudar comparativamente produtos e preços? Ás vezes de piso para piso o mesmo bem tem preços diferentes, mas muitas vezes vejo pessoas pegar nos artigos sem olhar para o preço e algumas vezes o preço na caixa não é igual ao do escaparate. Distracção? Pode ser. Sempre que pergunto características de produtos com maior sofisticação poucos me sabem responder. A esses dou os meus parabéns. Estão prestando bom serviço e respeitando o consumidor.

terça-feira, agosto 17, 2004

Princípios de economismo

Os desequilíbrios da sociedade actual têm como base o mesmo princípio dos exércitos mais antigos: os burros eram mais importantes do que os homens. Os burros escasseavam mais do que os homens logo podiam morrer homens à vontade.

Como construir e destruir reputações

DN
Erro da revista «Veja» destruiu imagem de deputado brasileiro

SÉRGIO BARRETO MOTTA RIO DE JANEIRO
Em 1993, a principal revista semanal brasileira, Veja, publicou uma reportagem que desmoralizou o então presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Com o título de «Até tu, Ibsen», a reportagem acusava o deputado de haver movimentado, ilicitamente, um milhão de dólares no exterior. À época, o nome de Ibsen era citado como possível candidato à presidência da República.
No entanto, segundo uma carta do jornalista responsável pelo artigo da denúncia, Luís Costa Pinto, pouco antes do fecho da edição o próprio profissional descobriu o erro que cometera: a quantia movimentada não era o milhão de dólares, mas inexpressivos mil dólares. Segundo o depoimento de Costa Pinto, agora publicado pela concorrente Isto É, a Veja decidiu não mudar a reportagem e, em vez disso, foi buscar depoimentos que corroborassem a denúncia. A Veja desvalorizou o facto de poder prejudicar a imagem da vítima, concentrando as suas preocupações em não ter prejuízo com a suspensão da distribuição, pois a revista já estava impressa.

Aqui se demonstra como a consideração de prejuízos financeiros se sobrepõe à defesa do direito à dignidade. E trata-se de uma conceituada revista. Quantas e quantas notícias deste tipo não terão sido publicadas. Normalmente, a correcção vem num cantinho de uma página interior...

Práticas do pensamento na Tribulandia

Levamos trinta anos a verificar que os chavões não levam a lado nenhum mas continuamos a insistir. Será masoquismo ou comodidade?

O culto das personalidades alheias e longínquas

Vejo que na Tribulandia muitas pessoas passam a vida preocupadas com políticos de outros países. Segundo concepções teóricas do mundo, adoptamos a defesa de uns ou de outros. Chegam até a constituir-se em grupo de alegres defensores das suas vitórias eleitorais. Mais tarde, acaba por se descobrir que a ideia que deles fazíamos era errada. Toca a fazer "Mea culpa". Este maldito culto da personalidade não desaparece nunca. Tem que haver um ícone como referência a idolatrar mas um homem não faz a história.

Incongruências do socialismo democrático

Público
Esquerda e Realismo
O PS devia aproveitar o debate pré-congresso para olhar para a experiência acumulada pelos socialistas - em especial pelos que governaram - nos últimos cem anos

"Boa parte dos problemas do socialismo democrático é que não encontrou formas de contrariar dois fenómenos: o fim dos "anos de ouro" do capitalismo, isto é, os anos do pós-guerra em que um crescimento económico irrepetível permitiu criar os modernos estados de bem-estar, e a globalização. Esta última cria um paradoxo com que a esquerda clássica lida mal, pois permite o aparecimento de economias emergentes que levam alguma prosperidade a países antes paupérrimos, o que implica uma concorrência que desestabiliza as indústrias do mundo desenvolvido."

Poderemos tirar como conclusão que o socialismo democrático só sobrevive em épocas de grande crescimento económico dos países desenvolvidos e estagnação das economias menos competitivas? E como é que o desenvolvimento dos países paupérrimos causa a desestabilização do mundo desenvolvido? Assim retratado, ele torna-se um gestor de crises sociais, em épocas de crescimento (de alguns) o que é bem uma tarefa menor. Qualquer partido liberal, com princípios morais e éticos pode fazer o mesmo.

Toys na Tribulandia

Segundo li algures, o Toy, grande representante da canção da Tribulandia, fez um álbum de música chamada "SEXO" que segundo "As manhãs da 3" é uma música de intervenção. A intervenção deve ser em "A casa do Toy". Nós na Tribulandia apreciamos mais o "Toys R Us" que nos parece menos perigoso para a saúde mental.

Retratos da Tribulandia

Público
A Estratégia da Alface
Por MANUEL MARIA CARRILHO
(...)
"Descobriu-se, então, um outro - o verdadeiro? - Sócrates: para Vasco Pulido Valente trata-se de um robot perigoso, tão programado como desvitalizado, para José Manuel Fernandes vislumbra-se um candidato a líder de plástico, para Henrique Neto tudo não passa de tagarelice e representação...e até o próprio Sócrates terá, se calhar, descoberto que o "Oxford Dictionary of Quotations" não substitui... Oxford, ou seja, que citar muitos autores não traduz sabedoria, antes revela, muitas vezes, o seu contrário."

Parece um retrato da maioria dos políticos e grandes gestores da Tribulandia. Devem ter todos tido aulas de representação, falta um encenador capaz.

Cabeças duras da Tribulandia

Público
Vítima encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São Marcos
Criança ferida com gravidade na queda de uma baliza em Arcos de Valdevez
Uma criança de 12 anos ficou hoje ferida com gravidade quando a baliza de um recinto desportivo em Arcos de Valdevez tombou, atingindo-a.
De acordo com o comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, Mário Araújo, o acidente ocorreu cerca das 19h30, durante um jogo de futebol de salão num polidesportivo em Chã, na Loureda.

Apre! Não há maneira de aprenderem. Tanta notícia sobre a queda de balizas e suas consequências e continua tudo na mesma. Estes polidesportivos mais parecem quebra-cabeças. Que desculpa rota vão inventar para o desleixo?

O nacionalismo futebolístico da Tribulandia

Encontrada no Inépcia

segunda-feira, agosto 16, 2004

Cidadão tribu saltando do choque fiscal para o choque tecnológico

Salto

Os inocentes defensores do "status quo" da Tribulandia

Alguns querem emprego estável, juntar uns dinheirinhos, tempo para os filhos, umas férias agradáveis, tempo para os seus entretenimentos, passear o cãozinho e um carrinho em bom estado. Tudo isto, achando que a sociedade vai muito bem com os seus paradigmas políticos, económicos e sociais actuais. Haja dó.

Trágicos índices de auto-destruição na Tribulandia

Público
Balanço mais trágico desde o início ano
Acidentes de viação fizeram 34 mortos na semana passada


A semana passada foi a mais trágica nas estradas portuguesas desde o início do ano, com 34 mortos e 2403 acidentes de viação. O mês de Agosto tem sido particularmente trágico, já que a primeira semana do mês tinha sido a pior desde Janeiro.
Entre os dias 9 e 15 de Agosto, de acordo com os dados da Brigada de Trânsito da GNR, dos acidentes registados - menos 302 do que na semana anterior - resultaram ainda 78 feridos graves e 822 feridos ligeiros

Aqui está, mais uma vez, a tradução do sentimento de poder que conduzir um carro dá a alguns, satisfazendo o seu egoísmo, e muitas vezes dando a sensação de superioridade perante os outros. Respeitar regras é para parvos e a minha máquina tem mais cavalos do que a tua. Paralelamente, vem o instinto de auto-destruição. Os normais e cautelosos condutores que se cuidem da saga assassina.

O retorno a Adam Smith na Tribulandia

Segundo Adam Smith, os homens, "ao prosseguir as conveniências pessoais, são levados por mão invisível a prosseguir fins alheios às próprias intenções. A sua crença na ordem natural é clara. Poucas vezes o governo poderá ser mais eficaz do que quando é negativo. A sua intervenção nas questões humanas, é geralmente, infeliz. Dê-se a cada membro da sociedade a possibilidade de elevar ao máximo o proveito próprio que ele, compelido pela ordem natural das coisas, contribuirá ao máximo parao bem da colectividade".
"Só que a tentativa de unir a análise económica com a filisofia social não foi inteiramente bem sucedida. A teoria económica, foi usada na na defesa de concepções sociais inteiramente diferentes daquela que perfilhou e até mesmo de sistemas políticos opostos."
Se repararmos, historicamente e actualmente, a defesa dos interesses sociais dos mais desfavorecidos não é resolvida pela ordem natural nem os que que leram A "Riqueza das Nações" devem ter lido "A Teoria dos Sentimentos Morais". O homem é bom juiz dos seus maus interesses e mau juiz dos interesses dos outros.

Choques tecnológicos verbais na Tribulandia

Como será que um país que sempre apostou maioritariamente na mão-de-obra barata, tem mutos empresários sem qualquer preparação para o exercício do cargo, não considera entre as principais prioridades a educação e adora o lucro fácil vai fazer um choque tecnológico?

Imagens dum país

Centro da Covilhã- Praça bonita com alguns detalhes menos condizentes com a beleza dos edifícios mais antigos (candeeiro público moderno á esquerda, por exemplo)

O ópio que virou heroína na Tribulandia

O Jogador Que Veio para Vencer
Por EDUARDO PRADO COELHOO FIO DO HORIZONTE

A profusão e insistência dos jornais desportivos - que foram ganhando um peso impressionante na imprensa portuguesa - levam a que o trabalho jornalístico se converta num perigoso mas aliciante exercício: imaginar as diversas formas de converter o não-acontecimento em acontecimento. Uma delas corresponde a desenvolver a dimensão performativa do discurso: diz-se que a equipa vai vencer para criar as melhores condições psicológicas para que a equipa vença. Grande parte das entrevistas são feitas para que os desejos se tornem realidades, isto é, para que o que ainda não é acontecimento se torne acontecimento através da notícia que fala dele como se já fosse.
(...)
Desde que Figo foi para o balneário agarrar-se a uma imagem da Virgem, tornou-se moda cada um indicar também o santo da sua devoção. Então o jogador acrescenta que é devoto de Santa Teresa, e que antes de cada jogo lhe dedica sempre algumas palavras piedosas. Lida a entrevista, ficamos a saber que o campeonato está ganho. Venha o seguinte.

Tornou-se necessária a alienação permanente de grande parte sa sociedade à falta de melhores meios de fruir a existência. De um espectáculo fez-se uma religião que cobra os seus dízimos mesmo sem o não crente querer. Veja-se o proteccionismo do estado, o apoio da televisão, das empresas (quase monopolistas) públicas e de alguns elementos da Igreja. Neste capítulo, a democracia existente exacerbou o uso da heroína colectiva.

A caixa de Pandora da habitação da Tribulandia

Público
Nova Lei do Arrendamento Avança Finalmente em Setembro
(...)
"O propósito que já foi assumido pelo Governo, pela voz do ministro da presidência, Morais Sarmento, é o de que o conjunto de mudanças anunciadas "não será a reforma dos proprietários, nem a reforma dos inquilinos". O ministro promete uma solução equilibrada, com preocupações de justiça social, "isentando de efeitos" as populações mais frágeis como os "idosos, os deficientes e as famílias de fracos recursos"."

Veremos como são atenuados os efeitos nas camadas mais desfavorecidas, sobretudo numa altura em que parte da sociedade sofre, violentamente, os efeitos da crise que não aparece reflectida nas estatísticas oficiais. Liberalizar o sector será, certamente, conduzir a maiores carências de grande parte da população. Parece-nos muito má altura para melher numa situação intrincada.

Cenas do quotidiano da Tribulandia

Paragem de autocarro, no centro da cidade. Perto de mim, um homem acaba de beber a sua garrafa de água, de plástico, e atira o invólucro para o meio da rua, onde passam carros. A garrafa rebenta, pisada por um pneu. Um condutor protesta com um gesto. O homem da garrafa insulta-o. O autocarro chega. Entramos em fila. O homem exclama: "Parece que têm todos medo" e continua a refilar. Má educação? Frustração? Vá-se lá saber o que se passa naquela cabeça adulta.

Os perigos de mexer com a Justiça

Futuro de Souto de Moura pendente de investigação
casa pia Primeiro-ministro reúne-se com o presidente da República para discutir situação na justiça Solução de estabilidade mantém PGR
Santana Lopes e Jorge Sampaio preferem esperar pela conclusão das investigações

O procurador-geral da República, Souto de Moura, vai manter-se no cargo, pelo menos até à conclusão das investigações à alegada violação do segredo de Justiça conhecida após a divulgação dos conteúdos das cassetes que terão sido furtadas a um jornalista do "Correio da Manhã".

Seria bom que tudo fosse esclarecido com transparência mas sem julgamentos na praça pública nem efeitos mediáticos. Parece que desta vez os detentores do poder estão a demonstrar algum bom senso. Daqui a pouco não respeitamos ninguém e sobretudo aqueles que mexeram com interesses instalados. Será Juno ou será apenas a nuvem?

Uma imagem agradável do centro da Covilhã

Um país que se revisita

Uma pausa de fim de semana. Um encontro com amigos. Uma passagem pelo interior chamando velhas recordações. Melhores estradas, sem dúvida. Aqui e acolá uns toques de modernidade nem sempre bem encaixados com o ambiente mais histórico e ainda bonito. Muitos e muitos sinais de abandono de casas, lojas e fábricas.Um mau gosto estético que parece paradigma de muitas autarquias não só pelo que fazem mas também pelo que deixam fazer. Às vezes, erros que demoram a corrigir e já são irreversíveis pelos direitos práticos adquiridos. Tirando as rotundas, paixão dos autarcas, suponho, e as ruas alcatroadas e os shoppings, o presente perde a beleza que já existia, não a melhora nem a corrige. A sempre e mesma continuada paixão pelo futebol, pelos telemóveis e pelas tardes de domingo a ver televisão. Muita e muita natureza destruída pelos malditos fogos, descarnam a paisagem e deixam a nu a frieza das rochas e penedos. Aqui e acolá uns raios de sol e de sombras, nas ruelas estreitas e nas casas lembram a beleza que tudo poderia ter. Deus deu a este país, condições extraordinárias mas que teimamos em desperdiçar. Que contas prestaremos ao futuro?

sábado, agosto 14, 2004

Boas contas faz Frei Tomás...


Quiando vi estes homens no televisor, a preto e branco, pensei que ali estava um conjunto de homens de carácter que abririam a porta para a realização de um país mais livre, mais próspero, mais fraterno e mais culto onde os meus descendentes cresceriam num ambiente de igualdade de oportunidades. Senti-me tranquilo e cheio de esperanças. Não demorou muito e já não se entendiam. Mais depressa ou mais devagar chegamos a onde estamos. Quem nos devolverá a esperança?

sexta-feira, agosto 13, 2004

Quais os resultados da prevenção rodoviária?

Noite de sexta-feira. Conduzo numa rua de sentido único com duas faixas. De repente, uma frágil moto tipo todo-o-terreno passa entre mim o meu carro e o que seguia em paralelo. Dois jovens franzinos alienados com o barulho do escape aberto que atingia muitos decibeis. Param no semáforo e olham agressivos para os outros. Fazem ainda mais barulho, acelerando. Arrancam rápido e fazem um cavalo. Polícia, nem vê-la. Perco-os de vista. Até onde seguirão? Hoje, amanhã ou depois algo se passará. O que pensarão os seus pais? Adorarão aquele gosto pelo risco e pelo dar cabo do juízo aos outros? Entro numa rua onde o ruído é quase nulo. Não consigo deixar de pensar naquelas atitudes. Será isto para eles o exercício da liberdade?

Imperou o bom senso no Iraque

JN
Jornalista britânico foi libertado
Foi libertado o jornalista britânico raptado, quinta-feira à noite, em Bassorá. À imprensa, o jovem de 23 anos disse sentir-se bem.

"O jornalista britânico James Brandon, raptado quinta-feira à noite em Bassorá, já foi libertado.
O jovem de 23 anos, que trabalha para o jornal «Sunday Telegraph», foi levado para o escritório local do líder radical xiita Moqtada al-Sadr e libertado."

Uma boa notícia para o fim de semana. Ainda há pessoas a pensar com a cabeça. Maia vale tarde do que nunca. Assim outros emendassem os seus erros contra os jornalistas.

Quem não berra não mama no orçamento


DN
João Jardim ameaça privados

Alberto João Jardim ameaça intervir contra alguns dos empresários estrangeiros sediados na ilha e considerados «pessoas não gratas» - «capitalistas da Madeira Velha» que não admitem que o seu poder chegou ao fim, referiu o presidente do Governo madeirense, acrescentando que a decisão tomará forma caso vença as eleições de Outubro.
O principal visado, segundo o próprio João Jardim, é o grupo inglês Blandy (accionista maioritário do Diário de Notícias do Funchal).
Para o presidente insular, se «um grupo económico está a prejudicar a vida da região, deve ser expropriado» ou, pelo menos, «deve-se tomar em relação a ele qualquer medida», legal, «para que deixe de perturbar», disse Jardim na entrega, domingo, dos prémios dos Jogos Lúdicos (promovidos pelo PSD/M).

Tiros para todos os lados. Santana já não é o mesmo. Não aceita polícia em autogestão(?). Quer criar polícia na ilha. Será que o PREC (Protestos Repetidos Enfraquecem o Continente) chegou atrasado à ilha? Preparem-se para a invasão do continente. Quem avisa...

De onde menos se espera...

Madonna
BBC
Madonna compares Bush to Saddam

Madonna disse que Georges Bush e Saddam Hussein são parecidos porque ambos se comportam de maneira irresponsável. Madonna quer fazer parte da ordem no mundo e não do caos. E esta hem?

A besta humana à solta no Mundo

Rapto
James Brandon, jornalista do Sunday Telegraph, raptado em Bagdad por grupo extremista. Até o líder xiita Muqtada al-Sadr pediu a sua libertação. Maldita ignorância.

Última hora na Tribulandia

Profundamente abatido, o seleccionador da Tribulandia declara à Tribunalandia que após a lição iraquiana se irá dedicar ao estudo profundo da cultura islâmica para entender o que lhe aconteceu e descobrir outros paraísos.

Frases da Tribulandia

Muitos homens passam por sábios graças à ignorância dos outros.
Anónimo

O capitalismo de ficção


Barcelona 2004
Pau Solanilla, ex presidente del Foro Europeo de la Juventud: «Los jóvenes son víctimas del capitalismo de ficción»
(...)
"Solanilla ha afirmado que «los jóvenes son víctimas del capitalismo de ficción», donde reina la ambigüedad, la uniformidad cultural, internet y la virtualidad. Ha dicho que en este capitalismo de ficción priman la apariencia y el bienestar psíquico: «Nos están creando un mundo que no existe; es un mundo en el que el factor dominante es la diversión y donde los únicos referentes son Beckham y Bisbal»."
(...)
Ha calificado de «ridículo» el euro por habitante que la UE destina al capítulo de información y juventud: «Las voluntades políticas se demuestran en los presupuestos; en Finlandia, los jóvenes universitarios no han de pagar nada y, además, reciben un sueldo para que puedan ser económicamente independientes».

Grandes verdades. Na Tribulandia a Educação e a Juventude não são prioritárias a não ser para o consumo.

O desinvestimento na Tribulandia

JN
Gaia
Empresa fecha e manda 321 para o desemprego

A empresa de calçado infantil Elefanten, situada em Seixezelo, Gaia, da multinacional britânica C&J Clark, vai encerrar, mandando para o desemprego 321 trabalhadores, na sua maioria mulheres.

Continuem distraídos e vão ver onde isto vai parar. Não se esqueçam de continuar a oferecer bons incentivos sem exigir nada em troca. Deslumbrem-se apenas com a vinda e esqueçam a ida.

O lado optimista da crise

Algures a caminho da Grécia

Todo o problema tem solução senão não é problema

Tenho visto algumas pessoas falarem de Utopia com referência ao grave problema da humanidade: a miséria e sobretudo a incapacidade demonstrada pelo nosso mundo em acabar com a fome. Trata-se, na verdade, de um problema gravíssimo que não deixa de afectar a consciência de todo o ser bem formado. Resolvê-lo é, na verdade, uma tarefa muito complexa que depende de múltiplas variáveis mas não uma Utopia.Considerá-lo uma Utopia seria o mesmo que negar a vida. Muitas análises têm sido feitas mas como sempre os problemas não se resolvem sómente com estudos e escritos: resolvem-se com acção de quem a pode empreender.O mundo tem outras prioridades, isso sim. Um homem pode ser muito sabedor e culto formalmente em várias áreas do saber mas nunca atingirá um estádio de inteligência superior se vão enxergar que este problema tem solução. Assim o queiram os que governam o mundo e que muitas vezes não atingem a grandeza que está ao seu alcance por julgarem que a felicidade vem do egoísmo do homem, do aniquilamento do outro e da inevitabilidade de fenómenos que se revelam constantes e históricos.

Porque são sempre os mesmos a carregar com os sacos às costas?

Onda de criatividade brasileira

JN
BRASIL
Ecrãs desligados por uma programação melhor

"O deputado socialista brasileiro Orlando Fantazzini apelou ontem à adesão por parte dos espectadores a uma campanha de protesto contra a qualidade da programação da televisão naquele país. Segundo informações citadas pela Agência Lusa, o deputado propõe que no dia 17 de Outubro os brasileiros desliguem os ecrãs de televisão durante uma hora em sinal de protesto."

Não haverá nenhum deputado da Tribulandia que queira seguir esta ideia brilhante? Parabéns Brasil. O nosso televisor ficará desligado em sinal de solidariedade.

quinta-feira, agosto 12, 2004

V edetismos da Tribulandia

Atenas 2004
Portugal derrotado (2-4) pelo Iraque na estreia nos Jogos Olímpicos

A selecção olímpica de Portugal foi derrotada pela sua congénere do Iraque, por 2-4, no primeiro jogo do Grupo D dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, disputado em Patras.
(...)
O avançado luso Boa Morte foi expulso por agressão já na segunda parte. Na primeira parte, Cristiano Ronaldo também poderia ter visto o cartão vermelho, também por ter agredido um adversário, mas o árbitro ficou-se pela cartolina amarela.

O paraíso conquista-se com agressões? Belo espírito olímpico. Afinal a violência veio das vedetas da beira-mar. Se calhar a bola era quadrada.

Como se gerem resultados cinicamente na Tribulandia

O Jogo
Trapattoni reuniu as tropas

"O triunfo mínimo frente ao Anderlecht não permite descansar no segundo jogo, mas é evidente que o Benfica de Giovanni Trapattoni será bastante cínico na gestão dos resultados."

Nova guerra em perspectiva? Maquiavel na gestão dos resultados? Alexandre o Grande?

A alegre crise económica da Tribulandia

Viagens

Escritos a não perder na Tribulandia

Não percam o grande colunista Jorge Sampaio no Público, escrevendo sobre "O Espírito dos Jogos Olímpicos e o Nosso Tempo". Enche-nos de sonho a alma,nas velas desfraldadas da Sagres, conjugadas com a poesia da Sophia de Mello. Pena que ganhemos menos do que os gregos e nos vejamos gregos para sobreviver.

Nova moda na Tribulandia

Seguindo informação confidencial, os deputados da Tribulandia vão adoptar a moda de usar suspensórios. Assim estarão mais confortáveis para aconselharem os cidadãos a apertar o cinto.

Viva a festança pública na Tribulandia

DN
Assembleia vai gastar 2,2 milhões de euros em visitas ao estrangeiro
(...)
"Este ano, a Assembleia vai gastar 2,2 milhões de euros em deslocações ao estrangeiro. Um aumento de mais 401 mil euros relativamente ao orçamentado no ano passado, se comparadas as previsões de despesas do Parlamento de 2003 e 2004."

Quem é que paga a crise? Quem é? Ainda gostaria de saber qual a utilidade objectiva de muitas destas viagens. Claro que devem ser muito utéis para os próprios e suas ou seus acompanhantes. Viva a festança pública.

A caminho do carro vassoura nas voltas da vida

Diário Digital
Trabalhadores portugueses ganham menos 2.500€/ano que os gregos

"Os trabalhadores portugueses recebem em média cerca de 13.500 euros anuais de vencimento bruto, menos 2.500 euros do que os gregos e cerca de um terço do que os britânicos, revela um estudo do Governo suíço divulgado quarta-feira.
(...)
Os trabalhadores portugueses são mais bem pagos do que os seus colegas de Leste, mas estes países têm também um custo de vida claramente inferior ao do nosso país."

Ainda se sequer ao menos tivéssemos chegado ao paraíso do Euro 2004 que pelos vistos é um paraíso muito virtual. Também teriam comparado os ordenados dos jogadores de futebol e dos treinadores? Duvidamos.

Haja Deus na Tribulandia

Na 2 no encontro com Ana de Sousa Dias, o escritor Mário de Carvalho deu uma entrevista plena de interesse, aliás como, normalmente é timbre do programa. Pessoas interessantes que dá gosto ouvir e com quem se pode aprender algo de novo. Claro que na 1 teríamos algum treinador de futebol ou jogador a repetir as frases do costume. Mas são critérios. A determinada altura, o escritor diz que "quem ateia os fogos vem a seguir tentar apagá-los com a câmara de televisão atrás" e que quem se preocupa com valores e com a sociedade é, usualmente, batido e vencido pelo "videirinho" que usa a sua esperteza em proveito próprio sem olhar a meios. Grande verdade, dita com toda a firmeza. Aconselho vivamente o programa para quem quiser ver e ouvir pessoas que têm algo a dizer.

Brilhantes instruções na Tribulandia

Público
Sinais de Fogo

Num espaço de breves dias, a visão e a leitura cruzadas de uma reportagem televisiva e de um artigo de jornal evidenciam, como paradoxo insustentável, a incapacidade escandalosa de evitar a tragédia anualmente repetida dos fogos que vão devastando a floresta portuguesa.
Na televisão, vêem-se uns incrédulos e constrangidos vigilantes florestais a atolarem pequenos automóveis utilitários de características urbanas - de marca Toyota e modelo Yaris, para ser mais preciso - em caminhos improvisados no meio de pinheiros, mato e eucaliptos. E a lamentarem-se da superior ordem de serviço, em papel escrito e devidamente timbrado numa qualquer tipografia de Lisboa ou arredores, que os aconselha a utilizarem somente percursos alcatroados para não danificar - e já agora também para não sujar - os preciosos veículos destinados à prevenção e detecção de incêndios certamente adquiridos com o dinheiro de todos nós.

Se não fosse trágico daria para fazer rir. Que estranha doença atacou muita cabecinha neste país? Algum vírus muito perigoso porque nos parece alastrar rapidamente e torna os incompetentes ainda mais ridículos. Não nos admirava nada que fossem condecorados pelo brilhantismo das instruções. Para o ano haverá mais e igual. Safa!

Como as jóias do país se transformam em pesadelos

Público
O Algarve
O Algarve era uma jóia, hoje é quase todo ele um pesadelo a que só se escapa fechado nalguns, raros, paraísos protegidos

Há sensivelmente vinte anos fiz para o "Expresso" uma reportagem com o seguinte título: "O Algarve à beira da catástrofe". No sábado em que saiu fui insultado pelo então governador civil, de seu nome Cabrita Neto.
De que é que falava esse artigo? Do excesso de ocupação do Algarve. Das praias poluídas onde era perigoso tomar banho. Da megalomania dos projectos de construção que esperavam aprovação. Dos riscos da Nacional 125. Da aposta exclusiva no binómio sol e praia, sem que outras alternativas fossem oferecidas. Das arribas que ameaçam ruir e das construções em dunas que poderiam ser submersas pelo mar.
Nestes vinte anos quase tudo piorou.

E o que escapou neste país à ambição desmedida do lucro fácil? Muito pouca coisa. Os videirinhos pululam a alcnçaram os seus objectivos práticos. Os que se preocupam escrevem, lamentam mas não conseguem alterar o rumo. Teremos solução como país como escreve Mário de Carvalho?

Como será o paraíso da Tribulandia?

Na televisão, o comentador afirma de no europeu ficamos perto do paraíso. Agora em Atenas é altura de o atingir. Outros escrevem que o sonho continua. Ainda bem que este sonho não nos obriga, agora, a construir mais estádios. Esperemos que se atingirmos o paraíso, os impostos baixem, a gasolina também e não tenhamos que pagar tudo mais caro.

Os heróis da liberdade de informação

Segundo Reporters sans frontières

Barómetro da Liberdade de imprensa em 2004

29 Jornalistas mortos
11 Colaboradores mortos
130 Jornalistas presos
4 Colaboradores presos
70 Ciberdissidentes presos

Congratulamo-nos com a excelente posição de Portugal no capitulo da Liberdade de Imprensa.

quarta-feira, agosto 11, 2004

Coerência na Tribulandia

Se todos os que defendem a guerra fossem os primeiros a avançar para a frente de batalha, nós acreditaríamos nas suas convicções. desejando-lhes as maiores felicidades.

Pacto de regime alimentar

Pacto

Literatura desportiva da Tribulandia

O Jogo Online
O ogre
Onde se fala de notável palmarés, calendário internacional, extraordinária competência, verdadeiro líder, grande forma, conjunto de valor, titular absoluto, zona de sombra, zona escura, canto da sereia, etc., etc., etc.
ANTÓNIO TAVARES-TELES
(...)
Porque Armstrong é de facto, se não um "canibal", um verdadeiro "ogre", no Tour. Ou então uma "piranha", como lhe chamou Gilberto Simoni, furioso com o americano porque ele o "impediu" - veja-se bem!... - de entrar numa simples fuga, só porque o italiano disse alguma coisa que o ofendeu...

Uma verdadeira peça da literatura desportiva. Ainda bem que o ciclista não é um canibal. Sabe-se lá quem ele teria comido...


Nem os jovens escapam à teoria do novo e moderno

JN
Jovens têm mais dificuldade em encontrar emprego
Há 88 milhões de jovens desempregados em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, os jovens têm o triplo da dificuldade dos adultos para encontrar emprego.
Ao todo há 88 milhões de jovens desempregados em todo o mundo, num total de 186 milhões de pessoas sem trabalho.
O documento da OIT, intitulado «Tendências Globais de Emprego para os Jovens – 2004», indica ainda que os jovens empregados auferem os níveis mais baixos de rendimentos, acabam por trabalhar mais horas e em condições contratuais precárias.

A economia não tem respondido aos desafios da existência humana. Essa é a grande verdade para além dos slogans bombásticos nos aprendizes do neo-liberalismo. Como se sentirão esses jovens? Interessará saber?

Nascer em terra madrasta

Mês de férias de emigrantes. Anos e anos em vários sítios e capitais dessa Europa mas, na sua maioria, sem assimilarem alguma parte da maneira de viver desses locais, da sua cultura ou sem tirarem proveito de toda a oferta que por lá existe em termos culturais ou de simples divertimento. Se estão em Paris, passam décadas sem visitar o Louvre, não entram numa livraria e passam muito do seu tempo livre em locais parecidos com os da terrinha com algum estrangeirismo pelo meio. Tudo à mão de semear e desperdiçado. Cá, lá vão eles a caminho dos estádios ver as catedrais da bola, comprar a camisola dos eu jogador favorito ou o porta-chaves com a águia ou o leão. Se chove, enchem os centros comerciais como se lá não houvesse lojas e oferta mais diversificada e requintada. Assim como vão, assim regressarão para gozar as reformas. Entretanto, o suor de muitos e maus trabalhos servirão para equilibrar a balança de pagamentos. Muito elogiados( pudera), nada ou quase nada devem à sociedade que os viu nascer.

O papel secundário da prometida medalha

DN
Quando o futebol tem apenas um papel secundário
Rui Frias (enviado aos Jogos Olímpicos)

"Na verdade, os Jogos Olímpicos começam hoje. A partir das 18 horas locais, o futebol dá o pontapé de saída nas competições de Atenas 2004, através das selecções do torneio feminino. Dois dias antes da cerimónia de abertura. O «desacerto» de calendário é apenas um exemplo, fiel, da relação difícil que o futebol tem com os Jogos. Não apresenta os melhores praticantes, desenrola-se quase sempre afastado do principal palco olímpico e nem as datas oficiais «respeita». Uma espécie de corpo estranho aos Jogos."

Mas pelo que aparece na televisão e nos jornais parece uma prova de grande prestígio. O que é preciso é criar mais ilusão a ver se se disfarça o buraco.

Novo és, velho serás

Público

Falta de Cuidados Paliativos Causa "Sofrimento Desnecessário" a Doentes Terminais

Por ISABEL LEIRIA

"A maioria das mortes nos países desenvolvidos ocorre entre a população com mais de 65 anos e cada vez mais se morre na sequência de doenças crónicas graves. Mesmo assim, as políticas de saúde continuam a dar muito pouca importância às necessidades que estes doentes sentem nos últimos anos de vida ou à qualidade do tratamento que recebem."

Se já são produtos fora de prazo para quê gastar dinheiro antes de serem despachados? É o que acontece quando só o que é novo e "produtivo" tem algum valor. Só que os "inteligentes" que incentivam estas políticas ainda não conseguiram ficar jovens para sempre e ainda gostaríamos de ouvir as suas desculpas quando enfrentarem Satanás.

Novos conceitos na Tribulandia

Público
Sociedade de Mercado
Por EDUARDO PRADO COELHOO FIO DO HORIZONTE

"É frequente dizer-se do lado socialista que se aceita uma economia de mercado, mas não uma sociedade de mercado.
É frequente ouvir-se dizer como resposta que isso de uma "socidedade de mercado" ninguém sabe ao certo o que é. Digamos que é um conceito que se pode definir em termos relativamente claros (como todos os conceitos): uma sociedade de mercado é aquela em que os valores em que se fundamenta a economia de mercado são extensivos a todos os domínios da sociedade; uma sociedade que não seja uma sociedade de mercado é aquela que recusa o domínio absoluto dos valores económicos, e define áreas em que predominam outros valores (éticos, culturais, ecológicos) ou em que os restantes valores interferem como restrições ou formas de moderação dos valores económicos."

Não sabíamos que o EPC sabia tanto sobre o neo-liberalismo selvagem. Na nossa realidade, os conceitos interpenetram-se e verifica-se quão utópica é essa sociedade de mercado que também não sabemos o que é, e muito menos como condiciona os valores económicos. Basta olhar para a quantidade de "intelectuais" a soldo.

Grande descoberta económica

Público
Máximos foram atingidos segunda-feira
Agência Internacional de Energia diz que preço do petróleo prejudica economia

"A Agência Internacional de Energia (AIE) avisa que os elevados preços do petróleo estão a prejudicar a economia global e garantiu que as suas reservas de emergência estão prontas a ser usadas, caso sejam necessárias."

Perante esta importante descoberta merecem ser candidatos ao Prémio Nobel da Evidência.

O Ambiente tem algum interesse?

Público
Refinaria da Petrogal tem as piores emissões da Europa

A refinaria da Petrogal em Matosinhos liberta para a atmosfera metais pesados como arsénio, cádmio, níquel e crómio, o que a torna uma das piores da Europa em termos de impacte ambiental. A associação ambientalista Quercus avisa hoje que também a refinaria de Sines, com o dobro da capacidade da de Matosinhos, também a acompanha neste mau desempenho ambiental. »

Bibó Porto. Bibó Euro. Vão nos matando lentamente mas alegremente. Mais um record para o livro negro do quotidiano neste país de inconscientes.

Ditados modernos da Tribulandia

Nem quando se zangam as comadres sabemos as verdades

Comentadores desportivos da Tribulandia

Num dos mais pirosos programas de comentadores desportivos, uma espécie de 2ª divisão de comentadores, ontem só apareceram dois dos três habituais, todos manifestaram o seu amor ao futebol que os tinha levado lá, tendo o terceiro perdido um jantar de peixe no Algarve (?). Mas a mais interessante das intervenções foi, no final, a de um ex-director da Liga que a propósito do jogo em Atenas entre Portugal e o Iraque, e em altura de votos de sucesso, se tornou espirituoso dizendo que esperava a equipa iraquiana não levasse para o jogo as bombas de um líder religioso , enquanto cofiava o bigode. Recomenda-se para os "Malucos do Riso".

terça-feira, agosto 10, 2004

Novo slogan na Tribulandia

Salafrários

A procissão ainda vai no adro

A Capital
Perturbações na Polícia Judiciária
ROGÉRIO RODRIGUES

(...)
Ainda hoje a procissão vai no adro. Falta descobrir – é urgente uma investigação – quem vendeu a quem as cassetes e porquê e por quanto. Falta saber que intuitos estão atrás desta operação tão nebulosa e tão mal explicada como a do misterioso desaperecimento de cassetes de uma redacção. Sem fazer juízos de valor, nem processos de intenção, poder-se-á recordar que há processos em curso que poderão ser motivo de apetites dos implicados, sejam eles do processo Casa Pia, seja do Apito Dourado. Os próximos dias poderão ser férteis em notícias e surpresas.
Adelino Salvado aparece mais como uma vítima das circunstâncias do que como um responsável directo por tantos fracassos na investigação que estão a acontecer.

Esperemos que o santo volte ao altar inteiro e dignificado. Tem toda a razão o jornalista. Há que colocar transparência em todos estes acontecimentos e deixar de fazer suposições.

A fabricação de políticos na Tribulandia

A Capital
Os políticos estão atentos à imagem. Santana cortou o cabelo assim que chegou ao Governo
Como se fabrica um político em Portugal
A fotografia de Guterres usada nos cartazes para as legislativas de 1999 não era actual, tendo sido tirada no Verão de 1995

"A imagem que os eleitores têm dos políticos é, na maioria das vezes, fabricada. A ideia é aceite e provada por alguns exemplos conhecidos. São pequenos pormenores, minimizados pelos especialistas, mas que conseguem influenciar os cidadãos, que na televisão têm o meio mais mediático de conhecer os políticos. O marketing trabalha a forma de fazer passar uma ideia que, muitas vezes, por falta de substância, tem de se alicerçar em pormenores que distraiam a atenção."

Pelos vistos, têm tido resultados surpreendentes. Estão de parabéns os homens do marketing. Por isso se vêm tantos incompetentes com grande imagem.

Solução para os problemas da Tribulandia?

Público
Beba Mais Um Copo
O facto conta-se em duas palavras: a Environment Agency do Reino Unido constatou que a água potável que os britânicos andam a beber contém pequenas quantidades de Prozac, a famosa droga antidepressiva
(...)
Ora se isto é assim, por que não começar a adicionar Prozac na água da rede portuguesa? Não estamos todos deprimidos, os nossos neurónios não estarão carentes de serotonina como de pão para a boca, tanto ou mais do que os dos ingleses? A medida poderia fazer hesitar políticos mais convencionais, mas temos a sorte (quem sabe se não mais uma feliz intervenção de Nossa Senhora) de a ideia ter surgido numa altura em que ao volante do país está alguém que não hesita em carregar no acelerador e que não permite que a sua energia seja sorvida pelo vórtice estéril da reflexão.

Queira Deus que não comecem a aproveitar a ideia. Já são capazes de tanta coisa para iludir o povinho que era mais uma. Passaríamos todos a ver a realidade pelos óculos das revistas cor de rosa. Alguns, mesmo sem Prozac, já a olham assim...

Um clima de suspense na Tribulandia

Público

Regresso à Casa Pia


"Adelino Salvado já se demitiu, mas o caso das cassetes roubadas não acaba aqui. Há demasiadas coisas erradas no mundo da justiça, do jornalismo e, eventualmente, da política que exigem mais esclarecimentos e mais rigor"

Um director-geral demite-se por causa dumas cassetes de que todo o mundo jornalístico fala mas que o público desconhece. Reuniões e mais reuniões. Pareceres jurídicos. Entrevistas. Afinal de que andam a falar? Parece uma telenovela com suspense. Será que haverá outras vítimas? E quem são os maus da fita? Qual o cadáver que andam a esconder no sotão?

Na Tribulandia os filmes policiais rodam ao contrário?

Público
Adelino Salvado diz-se alvo de uma campanha
Director nacional da Polícia Judiciária pediu demissão

(...)
O magistrado afirma ainda que enquanto director da PJ perturbou "múltiplas e indistintas pessoas, entidades e interesses", os quais "têm demonstrado inusitada capacidade para manipular e vilipendiar".
Adelino Salvado sustenta que estas manobras assumiram a forma de "insinuações e pérfidos artigos de imprensa, sempre pelos mesmos 'jornalistas', reprodutivos noticiários televisivos, desprezíveis missivas anónimas, múltiplos 'blogs', execução de assalto a escritório particular, vandalismo recaindo sobre bens próprios, e sistemáticas manobras visando gerar inquietação em familiares e amigos".

Tudo muito vago e indiferenciado como convém. Custa-nos ver o director de um dos principais orgãos da justiça ser perseguido. Se assim é, como fica a situação do vulgar cidadão indefeso?

segunda-feira, agosto 09, 2004

Notícias da última hora na Tribulandia

Notícia muito importante no Telejornal da SIC

Ficamos a saber que Trapattoni, treinador do Benfica, nunca falou com Del Neri, durante a sua passagem pelo F. C. Porto, nem mesmo ao telefone.

Equação da felicidade na Tribulandia

4x2x3x1 o esquema preferido, sendo que o 4x4x2 e o 4x3x3 são outras soluções = 10

Ordem para aplaudir na Tribulandia

Tantos aplausos aparecidos agora pela saída do Eng. Cardoso e Cunha da TAP não serão elogios a António Mexia? Até agora só se falava das divergências e da saída dos administradores brasileiros, facto dado já como quase consumado...

O culto da personalidade na Tribulandia

ExpressoOnline
Tiro a Sócrates
Nicolau Santos
(...)
Diz-se que George W. Bush reconhece que não é uma luminária - mas, acrescenta, «fui eu que fui eleito». Não sei se Sócrates é o secretário-geral ideal para o PS - e não sei se existirá mesmo essa figura mítica. Quem tem de decidir sobre isso são os militantes socialistas. E têm três opções: Sócrates, Soares e Alegre. Quem ganhar, será então sufragado pelo povo português daqui a dois anos. Sócrates não serve? Durão também não servia e hoje é presidente da Comissão Europeia.

Será que tem alguma relevância a pessoa que ocupa o cargo? Não vivemos de personalidades mas sim de políticas implementadas. Será que o verdadeiro poder está nas mãos dessas pessoas? Ou serão mais importantes os poderes económicos que representam?

Luta de ideias nos partidos da Tribulandia

Luta

As ideias peregrinas da Tribulandia

É sabido que em época de férias os temas relevantes escasseiam e a canícula põe alguma acalmia nos escritos jornalísticos. Lendo o editorial do "Expresso", na última semana, deparo com uma ideia peregrina: para efectuar a descentralização fazer uma nova capital no interior, "Uma cidade moderna, projectada por arquitectos contemporãneos, voltada para o futuro, capaz de ficar como um marco do nosso tempo -é o que se propõe." Como sempre a política do cimento tem os seus adeptos ou é o resultado da exceleência dos seus lobbies. Não temos ensino em condições (talvez o haja para uma classe diminuta que põe os filhos no estrangeiro), não temos indústrias de ponta competitivas, não temos um estado moderno mas aí vem a opção de mais e mais construção. As pessoas, essas que se afundem no buraco social, londe dos iluminados e instalados devoradores do produto nacional. Não me admira nada que a ideia venha a ter consequências como todas as tentações faraónicas dos novos imperadores.